Esqueci a senha Associe-se

Notícias

A influência de startups no mercado e os reflexos para grandes empresas

O termo Startup nunca antes foi tão comum no mundo corporativo como nos últimos anos no Brasil.

O termo Startup nunca antes foi tão comum no mundo corporativo como nos últimos anos no Brasil. Empresas startups formadas geralmente por jovens que buscam inovação em diversas áreas e ramos de atividades, visando desenvolver novos negócios com modelos escaláveis e crescimento acelerado, utilizando novas tecnologias e otimização de processos comuns no mercado.


O termo é recente, startup se tornou a definição de empresas recém-criadas e que possuíam um alto índice de rentabilidade e inovação a partir de 1990 com a popularização da internet. Através de muitos empreendedores com ideias promissoras e inovadoras, principalmente associadas à tecnologia que encontraram meios para financiar projetos e posteriormente tornaram-se extremamente lucrativos.


Hoje, empresas que dominam o mercado como Google, Microsoft, Apple, Facebook, Yahoo e diversas outras, nasceram como startups com poucos recursos, porém com ideias inovadoras e uma percepção futurística sobre as necessidades do mercado. Entregar soluções e antecipar necessidades são algumas das características desse tipo de empresas.


No Brasil, décadas depois da popularização deste tipo de negócio, os reflexos e mudanças de mercado criaram a necessidade de suporte para essa nova geração de empreendedores. Em Pernambuco por exemplo foi criado o porto digital uma incubadora com modelo de negócio visionário que deu certo e se consolidou como um dos principais polos de inovação e aceleração de startups no brasil e no mundo. A parceria entre universidades, setor privado e governo mostrou que existem diversos projetos que precisam apenas de espaço para expansão e que estes modelos de investimento e negócio tendem a transformar o futuro e como o mercado lida com inovações.
Como principais reflexos da influência de startups podemos destacar a necessidade e preocupação de empresas já estabelecidas no mercado em procurar novos meios para melhorar seus processos e produtos, entrega de valor e espaço no mercado. A principal diferença é que empresas tradicionais tendem a ter maior dificuldade quando o assunto é inovação e neste aspecto as startups dominam e se estabelecem como novo parâmetro delimitador de novidades para o futuro. Podemos afirmar também que a maioria das startups nasceram ao perceberem e explorarem brechas em negócios já estabelecidos como é o caso da UBER. Em todo mundo o serviço de TAXI sempre foi visto como indispensável, algo nunca antes questionado foi subitamente abatido e aos poucos substituído por uma nova modalidade de serviço de carona simples, rápida e econômica. Sua plataforma é extremamente inovadora e como já mencionado a principal característica da empresa é o uso da tecnologia como fator de crescimento.


Com a globalização, avanço da das ferramentas de TI e possibilidades que a internet tem proporcionado ao aproximar culturas e modelos de negócios a tendência para um futuro próximo será de disputas cada vez mais aceleradas sobre espaços não explorados no mercado. Algumas grandes empresas já perceberam isso e tem projetado novos braços de apoio para seus negócios como exemplo podemos destacar a KPMG, Deloitte e EY, empresas multinacionais de auditoria e outsourcing que tem investido cada vez mais no setor de TI para apoiar sua estrutura de negócios. Bem como também podemos citar a Accenture que é vista como o oposto, uma empresa de TI que tem criado e investido em setores como contabilidade e consultoria de negócios visando crescimento e visão de mercado.


O cenário é claro, para conseguir lidar com essa onda de transformações que a tecnologia trouxe, empresas tradicionais precisam olhar para baixo e aprender como os pequenos de ontem se tornaram os gigantes de hoje, assim como os gigantes de ontem tem se tornado os pequenos de amanhã. O futuro pertence aqueles que respiram inovação.

Texto por:
Eduardo Monte Claro
B.SI. – Consultor de tecnologia e projetos

 

Página Relacionada: Nenhuma Página Informada

Matéria no NoticiadorWeb: A influência de startups no mercado e os reflexos para grandes empresas

Autor: MKT PortaldoLocador.com

Data de Publicação: 09/08/2017

Esta notícia já foi visualizada 1904 vezes.

Ronaldo Barros disse:

Excelente artigo. Parabéns! Gostaria de acrescer que existe uma dificuldade enorme em fazer com que os empresários que estão no mercado há mais de 15 ou 20 anos abrir espaço para as inovações. Em minhas conversas com muitos deles, são reticentes em achar que no mercado dele sempre foi assim e vai continuar assim eternamente. Ledo engano. Abra seu olho! Ronaldo Barros PortaldoLocador.com

Deixe um comentário

Nome 
E-mail 
Telefone 
Desejo receber notificações se alguém mais comentar a noticia.



Outras Notícias

Ver mais notícias
Facebook