Esqueci a senha Associe-se

Notícias

Projetos de Inovação podem garantir importante apoio para desenvolvimento empresarial

Exemplo da WT Engenharia, que recebeu apoio da FACEPE para o desenvolvimento de um projeto de inovação em 2013, mostra que é preciso muito planejamento antes de se submeter a um edital.

Conseguir o apoio de um órgão de fomento a projetos de inovação pode ser a engrenagem que falta para que uma empresa se destaque no meio de um mercado tão competitivo. Geralmente, após submeter o projeto ao edital publicado pelo órgão e obter a aprovação, os benefícios que tais fundações proporcionam, que vão desde o apoio financeiro até o apoio em recursos humanos e tecnologia, são excelentes impulsionadores para que boas ideias tornem-se realidade. Foi o que aconteceu com a WT Engenharia, empresa filiada à RedePetro PE (agora RENEPE), que conseguiu um importante apoio da FACEPE – Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco para o desenvolvimento de um projeto de melhoria na segurança dos serviços de linhas energizadas.


O diretor da WT Engenharia, Márcio Bourbon, explica como tomou conhecimento sobre este tipo de apoio: “Nós conhecemos estes projetos de inovação em meados de 2011, através da RedePetro PE, com a apresentação de Valéria Augusta do SEBRAE. Há época, o projeto necessitava de uma parceria de 03 empresas. Então, colocamos o projeto de Certificação nas três ISOs (9001, 14001 e 18001) juntamente com a SOCLIMA e a ESC e o nosso projeto foi aprovado. A partir daí, passamos a dar maior atenção a este tipos de projetos”. Márcio também explicou como alcançou a aprovação para obter o apoio da FACEPE: “Em 2013, considerando a nossa área de atuação e pensando em inovar os nossos processo, desenvolvemos, juntamente com alunos da UFPE, um projeto para melhorar a segurança dos nossos serviços em linha energizada. Foi então que buscamos novamente o apoio das Instituições de financiamento através dos projetos de inovação. Tentamos o Edital SESI/SENAI, mas, não tivemos êxito. Em seguida, tentamos o TECNOVA FACEPE, quando fomos finalmente aprovados”, conta.


Após aprovação, a WT recebeu o apoio da FACEPE, através de financiamento não reembolsável, para a criação de um novo protótipo de segurança para as operações da WT. “O desenvolvimento foi muito interessante, pois, fomos apoiados financeiramente pela FACEPE e com o apoio de bolsistas da UFPE, foi possível realizar o nosso projeto com a criação de 05 protótipos eletrônicos do nosso sistema de medição e alarme, denominado WT SEG”, explica Márcio Bourbon.


Para se alcançar este tipo de apoio é importante salientar que um grande planejamento prévio deve ser feito. Os projetos que serão submetidos a análise deverão possuir um caráter muito latente de inovação, além de estarem bem elaborados e obedecendo às regras contidas no edital. De acordo com o presidente da RENEPE, Ronaldo Barros, que também possui experiência com editais de projetos de incentivo à inovação, é preciso antes de tudo olhar para dentro da empresa e identificaras oportunidades que existem nos clientes com o intuito de identificar os pontos de inovação. Só a partir daí é que se deve começar a traçar o desenho de uma ideia que pode ser trabalhada e evoluída até chegar ao ponto de estar apta a ser submetida numa chamada.
“Você tem que ter dentro da empresa um conjunto de ideias organizadas. Digamos que existem 10 ideias e dessas, você seleciona três que causariam melhor impacto. E a cada momento você vai detalhando e desenvolvendo essas ideias. Quando surge o edital, você tem o esqueleto mais desenvolvido de, pelo menos, uma das ideias. A WT Engenharia elaborou o projeto, previamente, com o apoio de estudantes da UFPE para só então submetê-lo a um edital e sair vencedor. Existe um trabalho a ser feito antes. Não é porque existe uma chamada que a gente vai submeter de qualquer forma”, detalha Ronaldo Barros.


Fundada em 1997, a WT Engenharia desenvolve projetos em todo o Nordeste, atuando sob o conceito de energia integrada, com destaque para os serviços de: Instalação e manutenção elétrica em alta tensão (> 13,8KV); Manutenções Eletromecânicas para sistemas de Potência; Manutenção de Subestações e redes de distribuição elétrica; Trabalhos com linha energizada; Tratamento Anticorrosivo de equipamentos de subestações e Linhas de Transmissão; e Engenharia de Segurança em Eletricidade (SEP). Para saber mais sobre a empresa, acesse www.wtengenharia.com.br.


Confira também o site da FACEPE – Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco, para conhecer as modalidades de fomento e acessar os editais disponíveis: www.facepe.br.

Página Relacionada: Nenhuma Página Informada

Matéria no NoticiadorWeb: Projetos de Inovação podem garantir importante apoio para desenvolvimento empresarial

Autor: MKT PortaldoLocador.com

Data de Publicação: 24/05/2017

Esta notícia já foi visualizada 1599 vezes.

Esta notícia ainda não tem comentários.

Deixe um comentário

Nome 
E-mail 
Telefone 
Desejo receber notificações se alguém mais comentar a noticia.



Outras Notícias

Ver mais notícias
Facebook