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Ricardo Oliveira faz palestra sobre Técnicas de Vendas na RedePetro Pernambuco

Dando prosseguimento à agenda de palestras que fora definida no planejamento estratégico da RedePetro Pernambuco no início deste ano, o diretor da Soldatec, Sr. Ricardo Oliveira fez mais uma excelente apresentação para os associados. Desta vez o tema foi “Técnica de Vendas”.

Dando prosseguimento à agenda de palestras que fora definida no planejamento estratégico da RedePetro Pernambuco no início deste ano, o diretor da Soldatec, Sr. Ricardo Oliveira fez mais uma excelente apresentação para os associados.  Desta vez o tema foi “Técnica de Vendas”.

 

 

O Ricardo iniciou o evento falando do seu currículum que é bastante vasto na área comercial, tanto na parte operacional, batendo metas, visitando clientes, como na sua atual função que é a gestão do departamento comercial da empresa que ele é sócio.

 

Para se preparar para a palestra, Oliveira utilizou-se de diversos websites especializados na área comercial e ele recomendou visitarmos o website “AGENDOR” que foi sua principal fonte de inspiração. 


Abaixo você tem um resumo dos principais tópicos apresentados:

 

Relação entre o cliente e sua empresa: Não só olhar comissão, percentual, lucro, etc, mas sim na relação que se vai criar. Se o vendedor tiver uma visão imediatista, só irá fazer uma única venda, e este não é a melhor maneira de se iniciar um relacionamento. O ideal, é vender sempre!


Importância das abordagens comerciais: É preciso ter claro em sua mente que não existem 2 vendedores iguais. Cada um tem um perfil, mais agressivo, mais maleável, mais filosófico, etc – Mas, o que é imperioso é “estar antenado com as necessidades dos clientes”, afirma o palestrante. 


Tecnologias de Apoio: Usar a internet para buscar informações dos clientes antes de fazer uma visita é muito importante hoje em dia. É uma ferramenta muito boa para você já ir estudando o cliente e descobrindo seus gostos e desejos. A internet é uma rede em que coisas acontecem de maneira simultânea e você tem que coloca-la à seu favor.


Mas o Ricardo faz um alerta: “Cuidado com excessos! O uso excessivo do Whatsup, Facebook e outras redes sociais têm que ser controlados pois muitas das vezes você se perde para ficar observando as postagens de amigos e familiares e esquece qual o foco do uso que você tem que fazer visando uma venda.”, recomenda o gestor. 


Em sua visão o vendedor deve pensar no momento que for fazer uma venda: "Eu ajudo empresas em melhorar...” e, de acordo com seu produto ou serviço, completar a frase com algo que agregue valor ao cliente, tais como “Produtividade / Eficiência / Suas Vendas / Sua Visibilidade / etc”.  O cliente não quer comprar o teu produto só pelas características do mesmo, se for assim, ele não precisa de você, ele simplesmente vai num e-commerce e faz o pedido. 


Seguem outras importantes recomendações:

 

Planejamento é a base de todo vendedor

-Estude o cliente 

-Estude sua melhor solução 

-Investigue a ação do concorrente 

-Agende a visita, por escrito e confirme

-Leve uma solução de cada vez

-Apresentar a solução por escrito, ratificando as vantagens 

-Agradeça a oportunidade do contato

-Marque a próxima visita


 

E ainda:

Nunca subestime o cliente: o vendedor não pode pretender saber mais do que o próprio cliente sobre o negócio dele

-Levar "boas novas" para o cliente 

-Deve ser sutil e a hora certa de falar

-Continue fomentando o relacionamento até à venda

-Fale coisas que seu cliente não sabe

-Não desperdice o tempo do seu cliente 

-Não bajular o cliente - eles não têm tempo para perder com você 

 

 

Saiba COMO sua solução pode melhorar o negócio do cliente

-O cliente quer saber como sua empresa pode ajudar a empresa dele

-A confiança só é gerada quando ele perceber que sua empresa não quer apenas "empurrar" um produto 


Saiba qual é seu diferencial 

-O que sua empresa faz o que nenhuma outra faz?

-Mesmo que sua solução seja igual, encontre as diferenças 


Máxima da venda: "O cliente tem que desejar você antes de você desejar ele!"

 

 

Siga as dicas

Melhore a utilização do seu tempo 

-Pesquise outras áreas dentro do mesmo cliente 


Showman - Já passou essa época!

-Venda sem estudo, é venda fracassada.


Pare de falar - escute e responda às perguntas com segurança 

Regra número 1:  falar pouco e escutar muito para poder fazer as perguntas certas

 


Outras dicas para um vendedor de sucesso!

-Procure uma conexão emocional : amigos em comum / lazer em comum / time / gosto

-Aproxime-se, mas seja diferente!

-Adaptar a linguagem a cada cliente - não adianta falar com linguagem técnica e, não adianta falar com técnico de maneira rasa.

-Estude o ambiente 

-Cuidar da aparência: uma pessoa mal trajada demonstra como a empresa é.


 

Reflexões 

-O sucesso comercial não vem do dia para a noite 

-Saber qual é a melhor maneira de negociar com o cliente, apresentar a sua solução e, utilizar todos os "nãos" para aprender a melhorar a sua proposta de valor

 

TEMPO DE VENDER É AGORA!

 

É na crise que nascem as melhores soluções. Os períodos de guerra mostram isso e o quanto já evoluímos durante um período de recessão.

 

Página Relacionada: www.redepetropernambuco.org.br

Matéria no NoticiadorWeb: Ricardo Oliveira faz palestra sobre Técnicas de Vendas na RedePetro Pernambuco

Autor: Newsletter do Locador

Data de Publicação: 02/09/2016

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