Esqueci a senha Associe-se

Notícias

RedePetro publicou
Mesmo afetado pela crise, mercado de fusões e aquisições permanece aquecido

Mesmo afetado pela crise, mercado de fusões e aquisições permanece aquecido

Transações, porém, precisam ser acompanhadas por empresas com qualificação e experiência. M5 Contabilidade & Consultoria Empresarial destaca-se neste mercado.

Com a crise assolando praticamente todos os setores da economia, as organizações estão lutando através da inovação na estratégia ou da contenção de despesas para garantir a sobrevivência após a passagem da atual turbulência. Porém, após esgotarem-se todas as outras alternativas, torna-se atraente a ideia de venda ou fusão de marcas. Mesmo com uma queda de 6% em relação ao mesmo período de 2015, o mercado de fusões e aquisições no Brasil registrou de janeiro a maio deste ano 363 transações que movimentaram o total de R$ 61,9 bilhões, segundo o relatório elaborado pelo TTR (www.TTRecord.com), em colaboração com Merril Corporation.

Porém, principalmente no que se refere às médias e grandes empresas, é necessário observar alguns requisitos importantes para tais operações. De acordo com Milson Xavier, diretor executivo da M5 Contabilidade & Consultoria Empresarial, é preciso muita atenção por parte dos compradores. “Com relação à preocupação da empresa que vai ser ofertada ao mercado, a mesma tem que estar estruturada, com governança e relatórios econômicos e financeiros atualizados. Com exceção das microempresas, geralmente as empresas, para serem negociadas, tem que ter governança para viabilizar a negociação”, explica.

A M5 já possui mais de 37 anos no mercado e, junto com a Union Negócios Corporativos, especialista em fusão e aquisição, vem atuando no trabalho de reestruturação de empresas, e no cuidado de todo o processo de negociação, principalmente com os Fundos de Investimentos. Garantindo a qualidade na prestação dos serviços, a M5 possui as certificações ISO 9001 e PQEC (programa de qualidade dos escritórios de contabilidade do Brasil).

Ainda de acordo com Milson Xavier, a contratação de uma empresa que tem a sua especialidade em contabilidade e também em fusão e aquisição, como é o caso da M5, dá mais segurança ao processo: "É preciso uma empresa séria e que tenha bons relacionamentos no mercado, para que a empresa que queira vender ou captar investidor não se exponha, principalmente aos seus concorrentes".

Além da questão da privacidade sobre os detalhes da negociação, outros problemas podem ocorrer caso a transação não seja acompanhada de perto por especialistas neste tipo de negócio: "Há vários perigos quando não se contrata uma empresa com experiência em M&A. Por exemplo, quando os números que são apresentados precisam ser coerentes dentro da realidade da empresa e do mercado mas a intermediação é analisada com simulações equivocadas ou mesmo sem a execução de um Valuation. Mas o problema maior ocorre quando o negócio é exposto de forma errada e a empresa acaba ficando exposta aos seus principais concorrentes", finalizou Milson.

Localizada no bairro da Ilha do Retiro, no Recife, a M5 Contabilidade & Consultoria Empresarial está no mercado desde 1979 e atende em todo território nacional, prestando os serviços de outsourcing e consultoria nas áreas fiscal, contábil, trabalhista, tributária, previdenciária, societária e legalização. Para saber mais detalhes sobre a empresa, acesse o site www.emecinco.com.br.


Marque uma visita sem compromisso com nossa Consultora:

Dyana Souza

e-Mail: comercial@emecinco.com.br

Fones: (81)9.9381-4512 / 3231-4708

Outras Notícias

Ver mais notícias
Facebook